Conectando servidores on-premises e multinuvem ao Azure Arc

Fala pessoal tudo bem com vcs!

Este conteúdo faz parte de uma série de vídeos do Azure Arc, hoje iremos mostrar como conectamos nossos servidores ao Azure Arc, rodando em ambientes on-premises e multinuvem.

Os servidores habilitados para Azure Arc permitem que você gerencie os servidores físicos e as máquinas virtuais Windows e Linux hospedados fora do Azure, na rede corporativa ou em outro provedor de nuvem. Para a finalidade do Azure Arc, esses computadores hospedados fora do Azure são considerados computadores híbridos. O gerenciamento de computadores híbridos no Azure Arc foi projetado para ser consistente com a maneira como você gerencia máquinas virtuais nativas do Azure, usando construções padrão do Azure, como o Azure Policy, e aplicando marcas.

Quando um computador híbrido é conectado ao Azure, ele se torna um computador conectado e é tratado como um recurso no Azure. Cada computador conectado tem uma ID de recurso que permite que o computador seja incluído em um grupo de recursos.

É necessário ter o agente do Log Analytics ou o do Azure Monitor para Windows e Linux para fazer o seguinte:

  • Monitorar proativamente o sistema operacional e as cargas de trabalho em execução no computador
  • Gerencie-o usando runbooks de Automação ou soluções como o Gerenciamento de Atualizações
  • Use outros serviços do Azure, como o Microsoft Defender para Nuvem

Operações de nuvem com suporte

Ao conectar nossos servidores habilitados para Azure Arc, podemos executar muitas funções operacionais, assim como faria com máquinas virtuais nativas do Azure. Abaixo estão algumas das principais ações com suporte para computadores conectados.

  • Controlar
  • Proteger
  • Configurar
  • Monitorar

No vídeo a seguir veremos como configurar (executar o onboarding) de nossos servidores Windows e Linux rodando em nossa empresa ou em outra nuvem como AWS e GCP.

Então vamos lá.

Conclusão

Neste post, aprendemos a conectar nossos servidores ao Azure Arc.

Agora podemos seguir com os próximos passos para governança de nosso ambiente utilizando esta poderosa solução da Microsoft.

Espero ajudar com mais este conteúdo.

Até a próxima!

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar em "Conectando servidores on-premises e multinuvem ao Azure Arc"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*


Ficou com alguma dúvida ?