Fala pessoal tudo bem com vcs.
Os servidores habilitados para Azure Arc permitem que você gerencie os servidores físicos e as máquinas virtuais Windows e Linux hospedados fora do Azure, na rede corporativa ou em outro provedor de nuvem. Essa experiência de gerenciamento foi projetada para ser consistente com a maneira como você gerencia máquinas virtuais nativas do Azure, usando construções padrão do Azure, como Azure Policy e aplicar marcas.
Quando um computador híbrido é conectado ao Azure, ele se torna um computador conectado, sendo tratado como um recurso no Azure. Cada computador conectado tem uma ID de recurso que permite que o computador seja incluído em um grupo de recursos.
Então vamos lá.
1 – No Portal do Azure, procure por Azure Arc.
2 – Após clicar em Azure Arc, em Overview, selecione Infrastructure e em Servers clique em Add.
3 – Iremos utilizar a opção Add a single server, clique em Generate script.
4 – Veja que o assistente traz os pré-requisitos, leia os itens e clique em Next.
5 – Iremos setar nossas configurações, verifique suas opções de conectividade, em nosso Lab iremos utilizar o Public endpoint, clique em Next.
Obs. Veja que em Operating system, a opção selecionada será Linux.
6 – Em Tags, iremos entrar com os valores conforme necessidade e clicar em Next.
7 – Iremos receber a tela com o script, copie ou baixe o arquivo para rodarmos no servidor.
8 – No servidor Linux, execute o comando, ele ira instalar o Agent e em seguida solicitar o sign in, copie o link em um navegador e copie o código e aguarde até a finalização da configuração.
9 – Agora iremos voltar no portal do Azure, e clicar em Close, pois iremos validar se nosso servidor estará disponível no Servers do Arc.
10 – Abra o Azure Arc, em Infrastructure selecione Servers, veja que nosso servidor está disponível no portal como Connected.
11 – Veja que temos agora o servidor gerenciado pelo Azure Arc.
Conclusão
Neste tutorial, aprendemos como habilitar um servidor Linux no Azure Arc, nos próximos posts, iremos aprender a configurar alguns gerenciamentos disponíveis no Azure Arc, então até lá!
Seja o primeiro a comentar em "Conectando servidores habilitados para o Azure Arc (Linux)"