Migrar de alertas clássicos para alertas internos do Azure Monitor

Fala pessoal tudo bem com vcs!

Agora, o Backup do Azure fornece recursos de alerta novos e aprimorados por meio do Azure Monitor. Se você estiver usando a solução de alertas clássica mais antiga dos cofres dos Serviços de Recuperação, é recomendado que mude para os alertas do Azure Monitor.

Principais benefícios dos alertas do Azure Monitor

  • Configurar notificações para uma ampla gama de canais de notificação: o Azure Monitor dá suporte a uma ampla gama de canais de notificação, como e-mail, ITSM, webhooks, aplicativos lógicos e assim por diante. Você pode configurar notificações para alertas de backup em qualquer um desses canais sem investir muito tempo na criação de integrações personalizadas.
  • Habilitar notificações para cenários seletivos: com os alertas do Azure Monitor, você pode escolher os cenários sobre os quais deseja receber notificações. Além disso, você pode habilitar notificações para assinaturas de teste.
  • Monitorar alertas em escala por meio do Centro de Backup: além de permitir que você gerencie os alertas do painel do Azure Monitor, o Backup do Azure também fornece uma experiência de gerenciamento de alertas adaptada aos backups por meio do Centro de Backup. Isso permite filtrar alertas segundo propriedades específicas do backup, como tipo de carga de trabalho, local do cofre e assim por diante, além de ter visibilidade rápida dos alertas de segurança de backup ativos que precisam de atenção.
  • Gerenciar alertas e notificações de modo programático: você também pode usar as APIs REST do Azure Monitor para gerenciar alertas e notificações por meio de clientes que não são do portal.
  • Gerenciamento de alertas consistente para vários serviços do Azure, incluindo o backup: o Azure Monitor é o serviço nativo para monitorar recursos no Azure. Com a integração do Backup do Azure com o Azure Monitor, você pode gerenciar alertas de backup da mesma maneira que alertas para outros serviços do Azure, sem precisar de uma curva de aprendizagem separada.

Agora, o Backup do Azure fornece uma experiência guiada por meio do Centro de Backup que permite alternar para alertas e notificações internos do Azure Monitor com apenas algumas seleções. Para executar essa ação, você precisa ter acesso às funções de RBAC (Controle de acesso baseado em função) do Colaborador de Backup e do Colaborador do Monitoramento do Azure para a assinatura.

Então vamos lá.

1 – No portal do Azure, acesse Backup center > Overview.

2 – Conforme a tela acima, iremos clicar sobre o alerta recomendando a migração.

3 – Na próxima tela iremos clicar em Create rule.

  • Criar regra: essa ação cria uma regra de processamento de alerta anexada a um grupo de ações para permitir que você receba notificações de alertas do Azure Monitor. Quando selecionada, ela leva você a uma experiência de implantação de modelo.

    Você pode implantar dois recursos por meio deste modelo:
  • Regra de processamento de alertas: uma regra que especifica os tipos de alerta a serem encaminhados para cada canal de notificação. Esse modelo implanta regras de processamento de alertas que abrangem todos os alertas baseados no Azure Monitor em todos os cofres dos Serviços de Recuperação na assinatura em que a regra foi criada.
  • Grupo de Ações: o canal de notificação para o qual os alertas devem ser enviados. Esse modelo implanta um grupo de ações de e-mail para que os alertas sejam encaminhados para as IDs de e-mail especificadas durante a implantação do modelo.

4 – Agora precisamos selecionar nossa assinatura, o Grupo de recursos, a região e o e-mail ou e-mails para recebimento das notificações, por fim clicar em Review + create.

Observe que o campo e-mail, é preciso preencher com colchetes e aspas [“endereço”].

5 – Após a implantação, as notificações de alertas baseados no Azure Monitor são habilitadas.

6 – Agora será preciso voltar no passo 2, para desativar os alertas clássicos, clique em Manage alerts.

7 – Marque a caixa de seleção, clique em Update, selecione Use only Azure Monitor alerts, e clique em Update.

OBS. Foi preciso alterar o tema, pois no modo Dark estava bem difícil de ver as informações.
Caso tenha mais de um cofre, selecione todos e siga com o update.

Conclusão

Neste tutorial aprendemos como atualizar os alertas clássicos para o Azure Monitor, podemos verificar no final deste passo a passo que a notificação em Overview diminui conforme ajuste no seu ambiente.

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

Seja o primeiro a comentar em "Migrar de alertas clássicos para alertas internos do Azure Monitor"

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.


*


Ficou com alguma dúvida ?